A Zamiifolia também conhecida como Zamioculca é uma espécie exótica da família das Aráceae a mesma dos copos de leite e antúrio, a Zamioculca é originária da África. De clima tropical e subtropical, se adaptou muito bem no Brasil. Elas conseguem sobreviver muito bem até em condições pouco favoráveis de água e iluminação.
Crenças populares concedem às Zamioculcas poderes de bons presságios ligados ao sucesso financeiro e, por esse motivo, muitas vezes acaba sendo utilizada com esse intuito em projetos voltados aos preceitos do Feng Shui.
Atrai prosperidade se colocada ao lado direito da porta de entrada das residências
As Zamioculcas não toleram o sol, mas são muito resistentes à baixa luminosidade, e necessitam de poucos cuidados. Deve-se fazer a rega uma vez por semana no verão e a cada 15 dias no inverno. Suas raízes necessitam de solo drenável, rico em matéria orgânica. E para mantê-la bonita e saudável é importante adubar o solo a cada três ou quatro meses.
Por possuírem um crescimento bem lento, as Zamioculcas não requerem podas com tesoura ou replantio com frequência, o replantio será a cada 2 ou 3 anos, para separar as touceira dividindo-as em novas mudas e renovar todo o substrato.
Caules – Os rizomas são caules subterrâneos, semelhante a uma batata, armazenam água e nutriente, o que permite a planta sobreviver por mais tempo sem água. Com a zamioculca é melhor pecar pela falta de água do que pelo excesso.
Folhas – De folhas verdes brilhantes e galhos alongados, a Zamioculca é uma das espécies de folhagens mais recomendadas para o cultivo dentro de casa. O excesso de exposição ao sol queima suas folhas roubando sua beleza, as regas em excesso tendem a amarelar as folhas, enfraquecendo a planta.
Flores – As Zamioculcas possuem flores de cor branca sem grande importância ornamental, pois ficam ocultas dentro da touceira e suas folhagens acabam roubando a cena. O seu período de floração é no verão ou no início do outono.
Podemos utilizar as Zamioculcas de 3 a 5 mudas em vasos decorativos nos ambientes como salas, corredores, halls, lojas, escritórios, entre outros. Isso porque elas se adaptam bem a lugares com pouquíssima luminosidade e ventilação, e pode ser cultivada até mesmo em ambientes com ar-condicionado.
A multiplicação da Zamioculca é feita por sementes que caem da haste da sua floração, por divisão de touceiras que desenvolvem novas mudas laterais e também pelas folhas que enraízam e forma um novo rizoma.
Como se trata de uma espécie tóxica, é recomendável utilizar as Zamioculcas longe do alcance de crianças e animais de estimação.
Ficha Técnica:
Nome Científico: Zamioculcas zamiifolia
Nomes Populares: Zamioculcas, Zamioculca
Família: Araceae
Categoria: Folhagens, Forrações à Meia Sombra
Clima: Equatorial, Mediterrâneo, Subtropical, Tropical
Origem: África
Altura: 0.4 a 0.6 metros
Luminosidade: Luz Difusa, Meia Sombra
Ciclo de Vida: Perene
Obrigado por ler!
Se gostou, compartilhe em suas redes sociais.