Peperomia scandens é seu nome científico, popularmente conhecida como peperômia filodendro, peperômia variegata. Ela é uma planta herbácea, pertence à família Piperaceae, nativa da America Central e do Sul. É muito comum confundirem esta peperomia scandens com outra planta devido ao apelido de filodendro. No entanto, o Philodendron pertencem a uma outra família botânica, Araceae.
Existem outras peperômias bastante populares em cultivo, a Peperomia caperata, com folhas em forma de coração, pequenas e enrugadas; a Peperomia argyreia, cujo apelido mais famoso é peperômia melancia (watermelon peperomia); a Peperomia prostata, conhecida como colar de tartaruga e Peperomia obtusifolia, entre outras.
Por ser bastante resistente, de fácil cultivo e pouco exigente quanto à luminosidade. Vale lembrar que a Peperômia é uma espécie um tanto rústica e resistente, pouco exigente até quanto à qualidade do solo. Devem ser cultivadas à meia sombra ou sombra, em solo leve e enriquecido com matéria orgânica, com regas regulares, mantendo o substrato levemente úmido, mas nunca encharcado.
Flores – Embora possa florescer, a peperômia filodendro costuma passar despercebida, neste quesito. As inflorescências da espécie são bastante discretas, em forma de pequenas espigas, sem valor ornamental.
Folhas – Suas folhas são suculentas e em formato de coração, com folhas verdes claras e bordas amareladas ou brancas com manchas irregulares (variegada). Uma folha nunca é igual à outra, parecem todas pintadas à mão. No entanto, se a peperômia filodendro for cultivada em um local muito escuro, ela começará a produzir folhas com uma predominância da cor verde, em uma tonalidade mais escura.
A propagação da peperômia filodendro se dá por estacas da ramagem, por divisão da planta e por enraizamento das folhas. A poda limita-se basicamente na remoção de folhas mortas.
A peperômia filodendro cresce muito bem até sob iluminação artificial, o que torna uma ótima opção para cozinhas, escritórios, banheiros e lavabos, esta planta absorve bem a umidade desses ambientes.
O crescimento de seus caules, em forma pendente, resulta em uma composição bastante ornamental, trazendo um ar tropical a qualquer ambiente interno, esta folhagem é perfeita para quem mora em casas e ou apartamentos, que não dispõe de áreas muito iluminadas.
Em jardins é usada como forração em canteiros a meia sombra e dentro de casa como planta pendente em jardineiras e vasos suspensos. Mas cuidado com o sol direto sobre a planta, pois queimará as folhas.
Ficha Técnica:
Nome Científico: Peperomia scandens
Nomes Populares: Peperômia-filodendro, Peperômia
Família: Piperaceae
Categoria: Folhagens, Forrações à Meia Sombra
Clima: Equatorial, Subtropical, Tropical
Origem: América do Sul
Altura: 0.6 a 0.9 metros
Luminosidade: Luz Difusa, Meia Sombra
Ciclo de Vida: Perene
Obrigado por ler!
Se gostou, compartilhe em suas redes sociais.