A Chamaedorea elegans é uma espécie pertencente à família Arecaceae, e popularmente conhecida pelos nomes de Camedórea elegante, Camedórea, Palmeira de salão, Pacaia. Originária do México e Guatemala essa espécie de palmeira aprecia o clima tropical e subtropical. A Camedórea elegante é considerada uma palmeira de pequeno porte, porém pode chegar até dois metros de altura.
A Camedórea elegante faz um enorme sucesso como planta ornamental, principalmente em interiores, por seu apelo tropical e facilidade de cultivo. Também pode ser plantada isolada em pátios ou varandas, em vasos ou diretamente no solo, mas sempre protegida do sol.
A Camedórea elegante aprecia o calor e a umidade, deve ser cultivada a meia sombra ou luz difusa, em substrato rico em matéria orgânica, drenável e irrigado com frequência, deve ser mantido úmido sem secar totalmente entre as regas, quando em vasos deve-se fazer o transplante para um vaso maior a cada dois ou três anos. Em locais de clima temperado, convém proteger a planta durante os meses de outono e inverno, fertilize nos meses quentes, com adubos próprios para palmeiras.
Caule – Apesar de parecer o contrário, esta palmeira é de estipe (caule) único, sendo comumente plantada em grupos de três ou mais. O estipe é cilíndrico e anelado por cicatrizes formadas pela queda das folhas.
Folhas – As folhas são pinadas e concentradas no topo da planta. Folhas amareladas ou com pontas secas evidenciam a carência de umidade. A incidência direta do sol também provoca queimaduras nas suas folhas.
Flores – A inflorescência surge na primavera e verão e é do tipo racemo, com diminutas flores amarelas, e de pouca importância ornamental. Os frutos são do tipo baga, pequenos, esféricos e de cor preta.
A Camedórea multiplica-se por sementes, despolpadas e recém-colhidas, postas a germinar em uma mistura de areia e terra vegetal, mantida sempre úmida. Faça isso na primavera, é melhor época para plantar ou trocar de vaso para essa planta.
Esta palmeirinha charmosa pode ser utilizada na decoração de salas de estar, escritórios e até em jardins de inverno, desde que, em locais bem iluminados. Coloque em um canto do jardim sem o sol direto, ou em um canto com bastante luz natural.
De crescimento moderado, e de baixa manutenção, ela é ideal para jardins pequenos, ou ambientes com áreas reduzida, no mercado é comum encontrá-las em tamanhos pequenos entre 20 e 30 centímetros de altura e nesses tamanhos vão muito bem na decoração de interiores, é geralmente cultivada em grupo, e ficam lindas em arranjos de mesa.
Ficha Técnica:
Nome Científico: Chamaedorea elegans Nomes
Nomes populares: Camedórea elegante, Camedórea, Palmeira de salão, Pacaia
Família: Arecaceae
Categoria: Arbustos, Arbustos Tropicais, Árvores, Palmeiras
Clima: Equatorial, Subtropical, Tropical
Ciclo de Vida: Perene
Origem: América Central, América do Norte, Belize, Guatemala, México
Altura: 0.60 cm a 2.4 metros Luminosidade: Luz Difusa, Meia Sombra
Obrigado por ler!
Se gostou, compartilhe em suas redes sociais.