Popularmente conhecida como Costela-de-adão seu nome científico é Monstera deliciosa uma planta da família das aráceas, originária do México e é cultivada de muitas formas. Possui folhas grandes e perfuradas, com flores aromáticas e fruto comestível.
A Monstera deliciosa pode ser definida como a planta do momento, já que não é difícil encontrarmos casas que possuem ao menos uma folha da Costela de Adão como elemento decorativo, ela se tornou uma representativa da cultura atual, sendo muito vista em roupas, quadros e até mesmo papel de parede, algo que vem se tornando cada vez mais comum.
A Costela de adão é uma planta do tipo trepadeira de folhagem exuberante de fácil cultivo, multiplica-se por estaquia oriundas do caule, e fica linda nas mais variadas situações, cultivada em jardins, em paredes verdes, em vasos ou em arranjos. Elas sobrevivem bem na luz indireta e até mesmos locais que recebem claridade por apenas um período do dia, por isso se adapta muito bem a ambientes internos. Para crescerem bonitas elas só precisam de solo leve com boa drenagem, enriquecido com matéria orgânica e com regas regulares, é preciso regar o solo cerca de duas vezes por semana no verão e uma vez por semana ou a cada 15 dias no inverno.
Raízes – Atenção com suas raízes, evite plantar outras espécies no mesmo vaso que a costela-de-adão, uma vez que elas secretam substâncias químicas pelas raízes, o que pode inibir o crescimento de outras plantas. Elas também grudam em paredes e estacas, pois são do tipo trepadeira.
Flores e frutos – A Costela de Adão também possui flores e um fruto que é comestível e muito apreciado em países da América Latina por seu sabor doce e marcante. Porém elas raramente produzem flores e frutos, especialmente, quando mantidas dentro de casa.
Folhas – A folha da Costela de Adão foi o que de fato a fez famosa e muito querida. Ainda que seja encontrada com mais frequência em tamanho médio, a folha da Costela de Adão pode ter um comprimento muito grande, chegando às vezes até quase um metro.
A decoração deve ser pensada de modo equilibrado, levando em conta o tamanho do ambiente, pois a planta por si só, já chama atenção. Uma opção é colocá-las em vasos nos cantos dos ambientes, mas atenção para o futuro. Por ter um crescimento constante, é muito importante dimensionar bem o ambiente, pois ela vai crescer.
Se o cômodo for pequeno, opte por utilizar uma pequena muda em um cesto de palha, ou de duas a quatro folhas como arranjo no centro de mesa, não esqueça de fazer o corte no caule na diagonal, pra aumentar a área de absorção de água para que as folhas durem mais tempo, em média 15 dias.
Apesar de lindas, as folhas da costela de adão são tóxicas, então nunca deixe sua planta ao alcance das crianças ou animais domésticos, porque ela pode provocar reações alérgicas graves se ingerida.
Ficha Técnica:
Nome Científico: Monstera deliciosa
Nomes Populares: Costela-de-adão, Abacaxi-do-reino, Banana-do-mato, Ceriman, Monstera
Família: Araceae
Categoria: Trepadeiras
Clima: Equatorial, Subtropical, Tropical
Origem: América do Norte, México
Altura: 6.0 a 9.0 metros, 9.0 a 12 metros
Luminosidade: Meia Sombra
Ciclo de Vida: Perene
Obrigado por ler!
Se gostou, compartilhe em suas redes sociais.