Anthurium andraeanum é o nome científico da planta, também conhecida como Antúrio e pertencem à família das Aráceae. Nativo das matas de Nova Granada, na Colômbia, o antúrio foi descoberto em 1876 e faz sucesso na Europa até hoje. É de lá que vem alguns dos híbridos mais coloridos e exóticos, capazes de produzir flores vermelhas, brancas, rosadas, verdes, pretas e estriadas de roxo ou rosa. Diferente do que se pensa, o antúrio não é apenas uma planta, mas um gênero botânico do qual fazem parte mais de 600 espécies.
Muitas plantas têm seus significados e com o antúrio, isso não é diferente. De modo geral, podemos definir o antúrio a partir das palavras hospitalidade, autoridade, imponência e fortuna, tendo em vista que essas são as principais características simbólicas desse gênero botânico. Com uma planta dessa, você oferece à celebração uma belíssima simbologia. Ou seja, os significados são sempre muito positivos e válidos para decoração de festas e também da sua casa.
O antúrio é exigente quanto à umidade, deve ser plantada sempre à meia-sombra, em substratos ricos em matéria orgânica, como a fibra de coco misturado com terra vegetal, com regas frequentes e adubação adequada para florescer. Apesar destes cuidados, é uma planta rústica e de baixa manutenção. O replantio a cada 3 ou 4 anos revigora as plantas velhas. o
Se for cultivá-lo em vaso, prepare uma mistura de uma parte de terra vegetal, uma de areia e duas de composto orgânico, colocando uma camada de pedras no fundo do vaso para escoar o excesso de água das regas. O segredo do antúrio belo é nunca deixar a terra secar. Adube a cada quinze dias e replante a cada quatro anos, no replantio acrescentar composto orgânico na terra e amplie o vaso. A propagação do antúrio pode ser feita por estaquia e por semente. O antúrio tem flores e folhas venenosas, então fique atento ao local onde vai deixá-lo.
Folhas – Esta planta robusta de folhas largas e cores vivas se destaca por sua beleza. Para uma folhagem bonita, mantenha a terra sempre úmida na primavera e no verão, diminuindo as regas no inverno. Nos dias de calor intenso, borrife água nas folhas.
Flores – A parte colorida que mais chama atenção na planta não são exatamente flores, ela é, na verdade uma folha modificada chamada “bráctea”.
Suas verdadeiras flores ficam agrupadas na espiga e são quase invisíveis a olho nu. Quando a espiga fica cheia de verrugas, é sinal de que as flores vão gerar sementes.
O antúrio pode ser usado tanto como planta de vaso decorando salas de estar de jantar, lojas, quanto de corte, rendendo belos arranjos tropicais. Não é à toa, que a planta é muito usada em buquês e festas de casamento.
O antúrio pode ser encontrado principalmente em duas colorações: Antúrio branco e o vermelho. Ele é uma planta que dá pouquíssimo trabalho, vai muito bem em ambientes internos iluminados, pode até receber iluminação direta, mas não de forma constante.
Ficha Técnica:
Nome Científico: Anthurium andraeanum
Nomes Populares: Antúrio,
Família: Araceae
Categoria: Flores Perenes, Forrações à Meia Sombra
Clima: Equatorial, Subtropical, Tropical
Origem: América do Sul, Colômbia
Altura: 0.3 a 0.4 metros, 0.4 a 0.6 metros
Luminosidade: Luz Difusa, Meia Sombra
Ciclo de Vida: Perene
Obrigado por ler!
Se gostou, compartilhe em suas redes sociais.