A Orquídea Phalaenopsis, é popularmente conhecida como Falenópsis, nome dado a um grande grupo de espécies de orquídeas, pertencente a família das Orchidaceae, originária da Oceania, Polinésia. Esta orquídea epífita, apresenta crescimento monopodial, isto é, a folhas novas surgem sobre as folhas mais velhas.
As orquídeas são consideradas plantas exóticas e possuem diversas formas, texturas e cores. Para você ter uma ideia, existem cerca de 40 mil espécies de orquídeas registradas no mundo e cerca de 3.500 são brasileiras. Uma das suas espécies mais conhecidas é Phalaenopsis.
A orquídea requer pouca manutenção, e ela recebe bem iluminação indireta. Devem ser cultivadas à meia-sombra, em substratos como, fibras de coco, cascas de árvores, carvão vegetal, entre outros materiais. Ela aprecia a umidade e deve ser irrigada sempre que o substrato se apresentar seco, outro detalhe importante é a adubação trimestral, de preferência a adubos adequado à espécie.
Paixão nacional, as orquídeas podem ser ainda mais bonitas e saudáveis se cultivadas corretamente. Cada espécie de orquídea tem uma necessidade. Por isso, saber os nomes científicos e pesquisar sobre suas peculiaridades é muito importante.
Raízes – As suas raízes são aéreas e, na natureza, elas se prendem aos troncos e galhos de árvores em busca de segurança, sombra e umidade, seu ambiente ideal. Por isso é importante que o substrato seja bem aerado, dando espaço para as raízes crescerem.
Folhas – Para garantir que a falenópsis esteja saudável, observe as suas folhagens. Folhas lisas demonstram que a sua planta está bem hidratada e o tom de verde, que está recebendo a quantidade de luz ideal.
Flores – A beleza sem igual de suas flores faz a espera valer a pena, a floração ocorre na primavera e verão e as hastes florais devem ser escoradas com um tutor. O aparecimento dos primeiros brotos de floração acontecem normalmente entre 2 a 4 meses de vida da planta, quando em época de florir. A falta de luz é a principal causa da ausência de flores.
Multiplica-se comercialmente por sementes, ela não apresenta mudas laterais, desta forma fica muito difícil a multiplicação por divisão da planta.
A orquídea falenópsis é uma planta que confere elegância e sofisticação a ambientes internos. Muito admirada por sua beleza é sem dúvidas uma ótima opção para complementar a decoração, você pode utilizá-la em qualquer ambiente da casa, quartos, salas de estar e jantar, cozinhas, banheiro, escritórios e hall. Todos são perfeitos para decorar com orquídeas.
As cores das Orquídeas variam muito, entre o branco, o rosa, o amarelo, púrpura e mescladas com tonalidades e combinações diferentes. Com certeza qualquer uma dessas ficará linda decorando a sua casa.
Ficha Técnica:
Nome Científico: Phalaenopsis
Nomes Populares: Falenópsis,
Família: Orchidaceae
Categoria: Orquídeas
Clima: Equatorial, Oceânico, Subtropical, Tropical
Origem: Oceania, Polinésia
Altura: 0.3 a 0.4 metros
Luminosidade: Meia Sombra
Ciclo de Vida: Perene
Obrigado por ler!
Se gostou, compartilhe em suas redes sociais.