A Dracaena Reflexa é uma espécie pertencente à família das Asparagaceae é popularmente conhecida pelos nomes de Pleomele Variegata, Pleomele, Dracena malaia. Originária da África, Ilhas Mascarenhas, Madagascar essa espécie aprecia o clima equatorial, tropical e subtropical.
A pleomele, como é conhecida é uma planta arbustiva, de textura semilenhosa e rústica ela é amplamente utilizada no paisagismo, e quando podadas corretamente podem formar ótimas cercas vivas. Ela é uma das plantas mais recomendadas para purificação do ar em ambientes internos, pela sua eficiência na remoção de compostos tóxicos do ar como formaldeído, benzeno, tolueno, xileno e tricloroetileno.
A pleomele apreciando o calor e a umidade, sol pleno, meia-sombra ou luz difusa. Apesar de crescerem bem sob sol pleno, elas preferem condições de luz filtrada ou meia-sombra, principalmente quando cultivadas em regiões mais quentes e ensolaradas. É sensível ao frio intenso, a geadas e a salinidade de regiões litorâneas. A adubação deve ser anual com adubo orgânico ou NPK 10-10-10 ao redor do caule, nunca junto a ele, deve ser cultivada em solo fértil, drenável e irrigado regularmente, entre 2 a 3 vezes por semana e borrife água em suas folhas.
Caule – Seu caule é ereto, semilenhoso, lenhoso, ramificado e podem atingir uma altura de 2 a 3 metros, embora no seu habitat de origem possa chegar até 6 metros
Folhas – As folhas são simples, coriáceas, ligeiramente onduladas, de cor verde-oliva escuro, dispostas em espiral ao longo dos ramos. Jamais deixe a sua planta sem uma poda, então sempre retire as folhas velhas, murchas ou secas para que estas deem espaço para as novas
Flores – As flores pequenas e brancas surgem no final do inverno reunidas em inflorescências terminais e, assim como os frutos, não têm importância ornamental. Porém elas raramente produzem flores, quando mantidas dentro de casa.
Ela multiplica-se facilmente por estaquia de ramos lenhosos, semilenhosos e ponteiros. Caso não haja o cuidado com o adubo e fertilização correta ou então excesso de água nas regas, a pleomele pode desenvolver alguns fungos e doenças.
A Pleomele é uma planta muito vistosa e de crescimento moderado. Pode ser plantada em jardim isolada ou em grupos, em jarros com água formando belos arranjos tropicais ou em exuberante em vasos para serem utilizadas na decoração em ambientes internos como salas, escritórios e varandas, onde são muito apreciadas por sua beleza e tolerância às condições de baixa luminosidade. Porém, assim como outras plantas a Pleomele pode se ressentir, perdendo parte das folhas, quando mudada bruscamente de ambiente.
Altura média de 2 a 3 metros, embora possa atingir 6 metros no seu habitat de origem.
Ficha Técnica:
Nome Científico: Dracaena reflexa
Nomes Populares: Pleomele, Dracena-malaia, Pau-d'água
Família: Asparagaceae
Categoria: Arbustos, Arbustos Tropicais, Cercas Vivas
Clima: Equatorial, Subtropical, Tropical
Origem: África, Ilhas Mascarenhas, Madagascar
Altura: 1.8 a 2.4 metros, 2.4 a 3.0 metros
Luminosidade: Luz Difusa, Meia Sombra, Sol Pleno
Ciclo de Vida: Perene
Obrigado por ler!
Se gostou, compartilhe em suas redes sociais.